segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A Mídia Digital e a Privacidade

As mídias e sua importância estão crescendo em conformidade com os avanços da ciência e influenciam na forma das pessoas se expressarem e de se relacionarem. Antes usada apenas como repositório de informações, hoje as mídias têm um papel muito mais determinante na sociedade.

Um bom exemplo são as mídias digitais. Com o seu crescimento e o aumento no número de usuários da rede, ferramentas como fóruns, blogs e sites de relacionamento passaram a serem usadas largamente. Com isso, aumenta a exposição desses usuários, fazendo com que a privacidade esteja cada vez mais ameaçada.

Como você avalia o crescimento das mídias digitais e a importância da privacidade nos dias atuais? De que forma as mídias digitais tornam as pessoas mais vulneráveis?

 
Autor: Hugo Pereira

3 comentários:

  1. Daniel Nonaka

    Em uma das primeira aula de AEDS I, que tive com o Professor Rodolfo ele fez uma comparação muito interessante: "Navegar na internet é como caminhar em uma praia, Você pode se deparar com coisas bonitas, como pode se deparar com coisas feias (lixo jogado na praia, etc)."
    É o usuário que tem que aprender a se adaptar ao novo ambiente das mídias e ver se isso traz algum benefício para ele.
    Eu particulamente não gosto e não uso nenhum site de relacionamento (Orkut, twitter, etc). É algo que não traz nenhum benefício para mim. Mas já passei por alguns foruns para tirar dúvidas. O que é bom e ruim depende do ponto de vista de cada um.

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com o crescimento de mídias digitais de forma indiscriminada. Acredito que as mídias existentes hoje suprem as principais necessidades que temos por comunicação, informação e entretenimento. Acredito que o crescimento destas mídias aumentam os risco de segurança e privacidade pela falta de controle do usuário ou mesmo pela falta de profissionalismo dos provedores das mídias.

    Sou usuária do MSN, Gtalk, Orkut, Twitter, Youtube e Picasa e identifico benefícios nestas mídias. Sei aproveitá-las de maneira criteriosa, ou seja, sem utiliza-lás para futilidades e exposição pessoal.

    Sou bem preocupada com minha privacidade e segurança na rede. Busco não preencher dados muito pessoais e evito deixar meus dados abertos ao público pelo receio de tê-los invadidos e utilizados de forma indevida por terceiros.

    Não acho legal o uso destas mídias por crianças devido a grande exposição a conteúdos pornográficos e discriminatórios e ao fácil acesso por pedófolos.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a questão da privacidade em mídias digitais (mais especificamente sites de relacionamento) está mais relacionada ao usuário em si do que ao próprio meio.

    Algumas pessoas utilizam-se delas para ter uma rede de influências, e até a aproveitam para se auto-promoverem ou mesmo como uma forma de medir a popularidade. Essas normalmente gostam de se expor e colocar diversar informações - até mesmo de caráter mais íntimo - para que todos os outros possam ver.

    Já outras optam por um uso mais 'reservado', controlando as informações publicadas ou disponíveis a seu respeito na rede.

    Dessa forma, acredito que existam meios 'seguros' de usar essas mídias sem colocar em risco a privacidade, uma vez que o próprio usuário regula o quanto deseja se expor.

    ResponderExcluir