quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A Abundância do Conhecimento

A cada dia, mais conhecimento é disponibilizado em diferentes formas e meios de comunicação. Sobre um mesmo assunto, pode-se obter diferentes informações e conhecimentos, o que nos leva a essa nova era da Abundância do Conhecimento.



Com isso, o que você acha que essa abundância e concorrência de conhecimento pode provocar? Até que ponto isso pode facilitar e/ou dificultar a busca pelo conhecimento?


Autor: Cristianne Zanforlin Ferreira

6 comentários:

  1. Olá Cristianne! Na minha opinião a abundância de conhecimento sempre existiu. A humanidade sempre produziu muito mais conhecimento do que uma única pessoa poderia absorver. O que vem se modificando é o acesso a esse conhecimento. O acesso fácil pode levar a uma impressão de que temos muitas coisas para saber de uma só vez. Mera ilusão. Sempre tivemos muito o que saber e sempre foi impossível saber tudo. O que torna-se mais difícil no momento é selecionar o que realmente precisamos saber.

    ResponderExcluir
  2. Eu já acredito que o acesso fácil ao conhecimento gera mais conhecimento e como hoje temos melhor acesso também temos mais conhecimento.
    Isso tem seus lados positivos e negativos, pois mais conhecimento pode enriquecer nossa busca mas também pode atrapalhar a mesma. O que fica claro quando pesquisamos algo na web e encontramos várias páginas mas nenhuma página relevante sobre o assunto desejado.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o que o Flávio disse. Abundância de informação sempre existiu. O que se observa agora é que os meios para publicação, armazenamento e recuperação de informações estão mais acessíveis e rápidos, o que levou a uma avalanche de informações disponíveis. Isso se explica pelo fato de que qualquer pessoa conectada à rede pode fazer suas próprias publicações, criando conhecimento e tendo poder de influenciar outras pessoas. Com isso, surge um problema relativamente novo, pois fica cada vez mais difícil garantir a qualidade do conhecimento publicado. Antigamente era muito mais fácil fazer esse controle, pois até que um livro fosse publicado, o conteúdo passava por várias revisões. Hoje, bastam alguns cliques e qualquer pessoa pode publicar seu próprio conhecimento, independente da qualidade e veracidade.

    ResponderExcluir
  4. Eu vejo essa abundância de conhecimento como algo positivo. É bom termos a informação que precisamos à disposição quando precisamos dela, desde que consigamos filtrá-la adequadamente. E o que dificulta a busca por conhecimento é justamente isso, na minha opinião. Encontrar e saber filtrar as fontes que são mais relevantes para você é o que pode complicar a busca por conhecimento. Quando existem muitas fontes redundantes ou assuntos similares, fica difícil encontrar o fragmento de informação que lhe é mais adequado.

    Por Leonel Fonseca

    ResponderExcluir
  5. Assim como dito pelos colegas anteriormente, o maior desafio, de fato, é a filtragem das informações disponíveis, pois a abundância de informação gera um maior leque de escolha para os usuários e isso, para mim, é algo positivo. O que pode apresentar-se como um problema é a abundância de informação gerar superficialidade no conhecimento pelo excesso e este prejudicar o processo cognitivo pelo qual todo usuário precisa passar ao absorver quaisquer informações via web.

    ResponderExcluir