segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Plataformas de Remixagem e Distribuição Direta de Dados


O tema abordado refere-se a um conceito presente na Web 2.0 que facilita a integração de várias aplicações, combinando dados provenientes de diferentes fontes e criando novos serviços. A web agora se apresenta como uma ferramenta dinâmica que se adapta ao usuário e a seus interesses.

O iGoogle é um ótimo exemplo dessa característca dinâmica da web. Se possuir uma conta no Google e não conhecer esta ferramenta, experimente! Utilizando uma variada gama de gadgets, você pode criar sua própria página que tem conteúdo personalizado e oferece serviços escolhidos por você.

A apresentação a seguir mostra as principais características e vantagens das "Plataformas de Remixagem e Distribuição Direta de Dados", além de apresentar as ferramentas que surgiram nesse contexto, como Mashups e Widgets.




Poste suas dúvidas e/ou comentários para esse tema.


Autores: Albert, Cristianne, Fabíola e Hugo

5 comentários:

  1. Creio que esse tipo de aplicação traz inúmeros benefícios para nós usuários que sofrem com problema de memória! Isso porque precisamos de cada vez mais espaço para armazenar nossos dados e para isso precisamos gastar cada vez mais para fazer uma melhoria na memória da máquina, buscando que ela suporte o fluxo de dados necessário.
    Não sei a veracidade do meu questionamento, mas um ponto negativo que consigo enxergar seria a perda dos dados que coloquei nessas 'nuvens' caso ela possua algum problema. Esse ponto negativo é verossímil?

    ResponderExcluir
  2. A idéia é cada vez mais deixar todos os dados nas nuvens. Miniaturizamos plataformas pessoais e vemos a maximização das plataformas online. Ainda me lembro de quando o GMail foi lançado, um gigabyte de dados dedicados a e-mail era algo totalmente revolucionário para a época; esta é apenas uma das frentes que avançam cada vez mais nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Sou completamente adepta ao uso de widgets e alguns trabalhos que realizo ganharam muita praticidade com o uso desse recurso. O imediatismo cada vez maior na entrega de projetos web exige dos desenvolvedores a busca por aparatos que diminuam o tempo dedicado à implementação do sistema como um todo e, o uso de widgets, vem auxiliar na redução deste tempo por oferecer recursos de extrema utilidade que podem ser customizados de forma rápida sem comprometimento da qualidade do produto final.
    Um exemplo de ferramenta que uso e que é embasada na utilização widgets é o WordPress e tenho criado sites de alta aceitação por parte dos clientes com ele.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o tema em questão é bastante promissor. Há uma constante necessidade de distribuição facilitada de dados de forma que a comunicação (troca de informações) entre usuários se torne ainda mais rápida e fácil. Os widgets vieram para ficar no intuito de, justamente, tornar a realização de tarefas na web mais eficiente.

    Por Tatiana Pontes

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Tamíris quando ela questiona a confiabilidade da nuvem. Se acontecer um atentado terrorista e todos os serverfarms da google forem destruídos, centenas de petabytes serão perdidos, bem como inúmeros serviços. Deixando a imaginação de lado e voltando à realidade, outro aspecto interessante a ser levantado com relação à nuvem é que para utilizar toda essa mistura de serviços disponíveis online, muitas empresas acabam expondo dados sigilosos fora dos limites de seus firewalls. Atualmente, há uma corrente de pensamento com o intuito de desenvolver a mesma estrutura de nuvem dentro de redes privadas.. seria como nuvens privadas, mantendo a informação segura, atrás do firewall das empresas. Gadgets e widgets são a sensação do momento. São indicadores leves que trazem informação de forma bastante prática.

    ResponderExcluir