terça-feira, 17 de agosto de 2010

A Certeza da Incerteza

A atual abundância e descentralização do conhecimento têm como conseqüência o surgimento cada vez mais frequente de novas fontes de informação. Hoje, temos acesso a bibliotecas,  acervos  diversos e muito mais a distancia de um clique do mouse ou alguns toques no smartphone.

Se por um lado esta explosão de formas de disseminação do conhecimento contribui para a popularização do acesso ao mesmo, por outro, traz consigo a dúvida sobre a veracidade da informação tratada: há alguns anos atrás, era muito mais fácil acreditar no que era lido em livros que demoravam meses a serem escritos do que hoje, quando lemos a notícia quase em “real-time”.

A atual dinâmica do compartilhamento de conhecimento faz com que qualquer simples pesquisa sofra os efeitos da chamada “certeza da incerteza”: em um primeiro momento observa-se a dificuldade de se discernir a veracidade da informação tratada; uma vez ultrapassado este obstáculo, atingimos um estado em que temos um aceitável nível de certeza mas, é neste momento que se percebe que a pergunta inicial, motivadora da pesquisa, é substituída por várias novas perguntas que surgiram a partir da abundância de informação trabalhada durante o processo de busca. Assim, em qualquer processo de construção de conhecimento podemos ter apenas duas certezas: a primeira, parafraseando J.A. Wheeler, é o fato de que a nossa ignorância aumenta à medida que cresce nosso conhecimento; a segunda é que nenhum conhecimento adquirido é tão verdadeiro que não possa ser modificado num futuro próximo.

Como evitar ou pelo menos amenizar o risco de estar trabalhando com informações pouco confiáveis? Como filtrar o que deve ser analisado para evitar que a abundância de informação desvie o foco da busca e deixe o usuário da informação ainda mais perdido em meio a questões do que antes de iniciar a pesquisa?


Autor: Albert Douglas

3 comentários:

  1. Para amenizar o problema da confiabilidade da informação, podemos procurar por fontes conhecidas de informação, como autores renomados ou até mesmo websites com boa reputação. Entretanto, além disso demandar um certo trabalho não muito previsto quando estamos pesquisando por informação, essa estratégia nos torna de certa forma preconceituosos, pois em fontes desconhecidas também existe muito conteúdo qualificado e confiável.

    Quanto aos problemas gerados pela abundância de informação, o importante é tentarmos manter o foco no objetivo da pesquisa para não nos distanciarmos do nosso interesse e começarmos a divagar sobre outros pontos de discussão sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Para amenizar esse problema, os fóruns de internet, principalmente aqueles bem focados, são uma alternativa interessante pela busca de informação, principalmente informação mais prática.

    Quando o fórum é bem moderado e setorizado, temos diversas vantagens e não vejo a perda do foco da busca.

    Além deles, existem bibliotecas digitais de fontes super confiáveis, que podem resolver a maior parte dos problemas de buscas mais teóricas.

    Enfim, para aqueles que sabem utilizar os recursos da internet e convivem diariamente na rede, cria-se também uma certa "malandragem" que permite distinguir aquilo que é confiável do que não é.

    ResponderExcluir
  3. O processo cognitivo pelo qual precisam passar os usuários que buscam por informações na internet de fato pode ser prejudicado pela abundância de informação e esse problema, ao mesmo tempo que é amenizado pelos sistemas de busca disponíveis, é também estimulado por estas ferramentas, pelo fato destas manipularem (pelas suas rotinas e robôs) os resultados obtidos e atrelarem aos mesmos propagandas e links patrocinados condizendes ao que foi buscado.
    Para evitar interrupções no meu objetivo de obter determinada informação costumo realizar uma pesquisa bem focada (sem dar atenção a links conveniados e propagandas) e selecionar a fonte por critérios como: tempo em que tal site se mantem no ar e é indicado por outros usuários e interessados pela área que conduziu tal busca, verificação de formação de colunistas e sua experiência no assunto em que publica informações e cautela ao dar crédito a informações disponíveis em sites de participação popular ilimitada (fóruns e blogs, por exemplo).

    ResponderExcluir