segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Recombinação

Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, já dizia Lavoisier. Aplicando na era digital a frase se transforma para "Nada se cria, tudo se copia". Com a popularização da Internet a geração de conhecimento a partir de informações já existentes se torna algo viável para muita gente.
Em tempos passados essa era uma tarefa difícil que exigia a leitura de livros para encontrar a passagem desejada que agrega valor, para combinar com uma passagem  de outra obra.

Hoje em dia, basta "dar" um Ctrl +F, pesquisar o trecho que deseja encontrar, "dar" um Ctrl + C e Ctrl + V e pronto! Já temos uma nova informação criada da recombinação de anteriores que pode gerar um novo conhecimento, o que não implica necessariamente em aprendizado para quem o faz. Na educação, muitos professores tentam induzir o aprendizado com essa atividade de recombinação do conteúdo, no entanto muitos alunos já encontram trabalhos prontos e não se dão o trabalho nem de ler o conteúdo completo.

Até que ponto a realização de trabalhos baseado em conteúdos facilitados da Internet pode ser prejudicial para o aprendizado de um aluno?
Até que ponto o aluno do ensino fundamental / médio pode ser prejudicado pela prática de plágio de conteúdo da Internet para confecção de trabalhos escolares?

Autor: Fabíola Lara dos Santos Souza

Um comentário:

  1. Acredito que a cópia de conteúdo pronto na interet é prejudicial a partir do momento que o aluno não lê a informação que está recebendo, apenas copia e cola. Há também os casos de informações incorretas disponibilizadas na rede, uma vez que não se tem controle sobre que é o autor de textos publicados no meio online.
    A escola tem a função de aducar as crianças e adolescentes. Dessa forma, penso que as medidas legais de plágio não seriam aplicadas nesses casos em que o aluno copia o trabalho de outra pessoa pela internet. Nem sempre o aluno sabe que essa prática é errada, pois está se tornando cada vez mais comum na nossa sociedade. A escola deve ensinar aos seus alunos que essa prática é incorreta e apontar as cosequencias. Creio que medidas disciplinares sejam mais cabíveis dentro do ambiente escolar.

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