sábado, 18 de setembro de 2010

Web Services - XML

Olá Pessoal,

Aqui está uma apresentação que irá explicar para vocês o que são Web Services, como funcionam, como são criados e como a tecnologia XML vem sendo utilizada nesta nova forma de utilização dos recursos tecnológicos que dispomos. Os Web Services estão mais presentes em nossas vidas do que podemos imaginar!

Deixem seus comentários com sugestões, dúvidas e novas informações!



Autores: Albert Douglas, Cristianne Zanforlin, Fabíola Lara e Hugo Pereira

10 comentários:

  1. Uma outra desvantagem dos Web Services é o fato de o SOAP ser menos eficientes que outros sistemas RPC existentes (mensagens trocadas em formato binário, ao invés de formato texto). Em vista disso, eu gostaria de saber qual é o peso dessa menor eficiência de um Web Service? Esse tipo de desvantagem não seria suficiente para impedir a predominância do uso de Web Services frente a serviços semelhantes?

    Por Leonel Fonseca

    ResponderExcluir
  2. Leonel,
    apesar do uso do formato texto/XML trazer consigo a independência de arquitetura de software/modelo de programação, a ineficiência se mostra quando o software deve processar esse formato. Além disso, existe uma série de vantagens em formatos binários que não se apresentam no formato utilizado pelo SOAP. Agora, se essa desvantagem do SOAP frente a outros tipos de RPCs vai barrar o desenvolvimento de Web Services baseado nele, só posso oferecer minha opinião pessoal: acredito que não pois cada dia mais cresce a tecnologia de Web Services baseado em XML e isto se dá devido ao grande investimento das gigantes de informática como a Microsoft. Apenas uma nova tecnologia ainda mais simples e mais eficiente poderia desbancá-lo.

    ResponderExcluir
  3. Vocês acreditam que o uso de XML dá margem a erros e/ou vioalações de segurança já que podem ser editados facilmente?

    Publicado por : Cecília

    ResponderExcluir
  4. Já trabalhei diversas vezes com aplicações clientes e servidoras de serviços com webservices. Posso afirmar que essas soluções resolveram diversos problemas e são um ótimo recurso para recuperar dados de outros sistemas.
    Mas até que ponto esse tipo de integração é mais vantajosa que as demais opções (banco de dados, filas, etc)? Será que webservices são sempre a melhor opção?

    ResponderExcluir
  5. Atualmente, estou trabalhando em um projeto onde um sistema Desktop deverá se comunicar com um WebService para disponiblizar informações referentes à solicitação de cotação de preços junto aos fornecedores (Mercadum).
    A integração é relativamente simples pois os métodos do webservice são disponibilizados para a aplicação Desktop através de uma dll.
    No entanto, questiono esta integração por dois motivos:

    Primeiramente, ela fica suscetível ao volume de requisições ao webservice (sem contar a variável referente a banda e velocidade da internet).
    Além disso, a menos que seja um processo executado em background, ele passa a interferir diretamente no usuário e suas atividades diárias.

    Enfim, na minha opinião, as melhores integrações são aquelas que desenvolvemos no próprio banco de dados e com a participação mínima (ou até nula) do usuário. Normalmente, elas tendem a ter uma performance melhor, interferem menos no processo dos usuários e, além disso, são desenvolvidas mais facilmente (sem perder o poder e a abrangência).

    ResponderExcluir
  6. Não concordo com o post acima do Marcelo. O banco de dados pode conter gargalos tal como o servidor web e rede. Ambas estruturas devem ser preparadas de maneira a atender a necessidade dos usuários. Caso não haja essa preparação, o trabalho está sendo desenvolvido "no chute".

    A integração de web-services provê ganhos inimaginários, é surpreendente imaginar a quantidade tecnologias que podem se comunicar via troca de mensagens Xml para integração de serviços.

    Quanto a questão de segurança, hojé já meios de reconhecer de maneira válida em termos jurídicos o autor da solicitação. Felizmente, isso traz segurança para o contexto organizacional que utiliza os web-services.

    Gostaria de questionar sobre o versionamento dos serviços. Uma alteração em um método de web-service seria desatrosa para um mundo incontável de consumidores de serviços. Há alguma estratégia para reduzir esse problema ?

    ResponderExcluir
  7. Cecília,

    Realmente essa é uma das falhas conhecidas do XML, como foi citado por nós na apresentação. Porém existe uma séria de esforços com o objetivo de padronizar os Web Services procurando os meios mais seguros de possibilitar esse serviço.

    Respondido por: Cristianne

    ResponderExcluir
  8. Raphaella,

    O objetivo primordial dos Web Services é possibilitar a comunicação de softwares de diferentes plataformas, sendo portanto independente de arquitetura de hardware ou software. Assim, os Web Services são alternativas mais baratas e eficazes de garantir essa comunicação.

    Respondido por: Fabíola

    ResponderExcluir
  9. Marcelo, concordo com o Tarcísio em relação ao seu questionamento.

    Filó, esse realmente é um grande problema que existe não só no contexto de Web Services, mas em qualquer desenvolvimento de software. Para solucionar ou pelo menos amenizar essa situação, devem ser seguidas boas práticas de programação. Além disso, normalmente há um contrato entre o provedor e o cliente, que deve ser respeitado, e, caso seja realmente necessário, todos deverão se adequar (ex: mudança do formato do CEP e bug do milênio).

    Respondido por: Hugo

    ResponderExcluir
  10. Vocês tem alguma nóticia de ferramentas e métodos de integração de webservices com sistemas legadas?
    Um exemplo seria a utilização de webservices em internet bankings para carregar dados dos clientes.

    ResponderExcluir