sábado, 4 de dezembro de 2010

PetMaps

Descrição Geral da Aplicação:

Com o PetMaps, as pessoas terão uma ferramenta web para encontrar cães de mesma raça que possam cruzar. Para isso, a aplicação utiliza o maps do Google para localizar cães próximos ao usuário. Além disso, será possível a interação dos usuários cadastrados, assim como acesso às informações pertinentes sobre cães e animais de estimação em geral.

Um protótipo do PetMaps pode ser encontrado em: https://sites.google.com/site/petmaps/

Requisitos funcionais e não-funcionais: cadastro de usuários, cadastro de cães, associação de cães com pontos do mapa, troca de mensagens entre usuários, fórum, agregação de notícias relacionadas, postagem de fotos.

Principais casos de uso:

Clique na imagem para ampliar

Plano de Negócio da Aplicação:





Ambiente de Desenvolvimento:

Para o desenvolvimento do protótipo foi utilizada a plataforma Google Sites que pode ser encontrada neste link  https://sites.google.com/ e acessada com uma conta Google gratuita.

Esta plataforma permite a fácil e rápida edição de páginas web criando de forma dinâmica sites elaborados com o mais diversos tipos de conteúdos.

Nosso protótipo foi desenvolvido usando umas das principais características do Google Sites: a extensão por gadgets. Assim, através do uso de mini-aplicativos gratuitos foi possível a criação de um ambiente com todas as funcionalidades citadas.

Além disso, esta plataforma permite a criação compartilhada de um site, o que facilitou que todos os desenvolvedores tivessem acesso e pudessem trabalhar simultaneamente.

Plano de Desenvolvimento ágil:

O grupo definiu a metodologia Scrum para desenvolvimento ágil do projeto. A divisão e acompanhamento das atividades pode ser feita por meio do link http://scrumy.com/petmap.

Foram definidas pequenas reuniões de 5 a 10 minutos a cada três dias para acompanhamento das atividades e alinhamento de decisões.

Além da interação presencial,a forma de comunicação mais utilizada por todos os integrantes foi o correio eletrônico mantendo nos emails o histórico de decisões de projeto e definições da ferramenta sendo implementada.

A documentação necessária foi criada "on demand" da forma como era necessário não seguindo nenhum padrão pré-estabelecido e zelando pela simplicidade para garantir o entendimento de todos. Esta documentação interna foi feita utilizando-se a plataforma do Google Documents na qual pudemos compartilhar e gerenciar:
  • Requisitos
  • Casos de Uso
  • Desenhos de interface
  • Cronograma
  • Apresentações do produto
A divisão das tarefas fez com que todos se envolvessem em todas as etapas e fases desde a concepção até o desenvolvimento e conclusão do protótipo final, portanto, não se pode especificar o papel de cada um distintamente.

Estratégia de Lançamento no Mercado:

O primeiro passo para lançamento do PetMaps no mercado é a definição de sua funcionalidade básica, que é encontrar cachorros de raças iguais através do Google maps, sendo possível promover o encontro entre os donos. Logo, seguiremos alguns passos para lançamento desse produto:

  • Protótipo simples desenvolvido no Google Sites, com apresentação do produto para os usuários.
  • Foco no desenvolvimento de funções básicas: cadastro de usuários e cadastro de cachorros pelo mapa
  • Divulgação do serviço em redes sociais, blogs e portais
  • Design constantemente alterado a partir testes com usuários selecionados
  • Lançamento de funcionalidades avançadas, como rede social interna e fóruns de discussão.
  • Incorporar o Google Adsence, propaganda através de links
  • Desenvolvimento de gadgets e outras formas de agregação de nosso serviço
  • Promover co-desenvolvimento dos usuários e desenvolvedores
Slides da apresentação final:


O protótipo pode ser encontrado no link https://sites.google.com/site/petmaps/


Um comentário:

  1. Graças a www.tvhd.com.br a Sky nunca mais vai ver a cor do meu dinheiro

    ResponderExcluir