domingo, 14 de novembro de 2010

As eras das empresas - Estudo de caso FORD

Abaixo está uma tabela que demonstra a evolução da empresa FORD ao longo de suas eras 0.0, 1.0 e 2.0:


Empresa de design de automóveis:
FORD
EMPRESA NA ERA 0.0
- Empresa altamente hierarquizada
- Totalmente vertical
- Pouca publicidade
- Publicidade em mídias convencionais como rádio e jornal
- Poucas linhas de produtos
- Poucos opcionais nos produtos
- Inovações lentas
- Muito dependente de fornecedores de matéria-prima
- Poucos concorrentes
- Controle financeiro totalmente centralizado
- Falta de ferramentas de auditoria

EMPRESA NA ERA 1.0
- Globalização
- Expansão para outros países
- Publicidade convencional (televisão, jornais, revistas, rádio, etc.)
- Diversificação de produtos
- Novos modelos
- Mais opcionais nos modelos
- Aumento dos concorrentes
- Abrangendo outros setores da indústria (aeronáutica, agricultura, etc.)
- Diminuição da dependência de fornecedores de matérias-primas
- Políticas de bem-estar e satisfação no trabalho
- Redução de custos de produção por meio de processos mais modernos
- Desenvolvimento de sistemas para facilitar auditorias

EMPRESA NA ERA 2.0
- Pesquisas com combustíveis alternativos
- De acordo com as tendências contemporâneas de sustentabilidade
- Renovação do design padrão dos carros
- Novos desenhos dando novos ares à marca
- Interação com cliente através de redes sociais e outras ferramentas da web 2.0
- Programas específicos para ouvirem os clientes e tratarem sugestões de melhoria
- Programas sociais alinhados com as necessidades atuais
- Compra de veículos e acessórios on-line
- Aplicações que permitem a montagem virtual do carro (aplicativo web)
- Facilitando a compra
- Auxiliando a publicidade
- Publicidade em formas alternativas (redes sociais, hot-site, widgets, etc.)



Referências:

9 comentários:

  1. É bastante interessante como a evolução tecnológica provocou a evolução das maneiras com as quais os fabricantes de automóveis se relacionam com os clientes.

    Antigamente, você podia ter um Ford T 1929 de qualquer cor que você quisesse, desde que fosse preto.

    Hoje, tudo já evoluiu muito. Todos estão muito dinâmicos, após quase 100 anos de constante evolução. Com as empresas não é diferente: quem não se adaptar, não for inovador ou arrojado, simplesmente desaparece do mercado. O consumidor quer ser ouvido, quer se sentir importante e é justamente isso que a web 2.0 porporcionou. As empresas que se enquadram nessa classificação de empresa 2.0 abriram mais canais para que os clientes se aproximem da empresa, o que é bom para todos.
    Para a empresa é bom porque ela sabe o que o cliente quer e acaba descobrindo quanto o cliente está disposto a pagar com isso. Para o cliente é bom, porque ele acaba conseguindo o produto que deseja. Todos saem ganhando.

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  2. Outro ponto que conta a favor da Ford é o fato de investir em pesquisas com combustíveis alternativos, pois isto vem se tornando uma tendência em todos os ramos e aqueles que conseguirem se tornar independentes dos combustíveis convencionais certamente estará dando um grande passo para estar em vantagem em relação aos seus concorrentes.

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  3. O mais interessante de tudo isso é notar como as como foi e como será o relacionamento da empresa com seus clientes. Percebemos por exemplo que no caso da Ford este relacionamento foi construído ao longo do tempo em vista da necessidade. Acredito que uma boa forma de se estabelecer mais no mercado é através do uso de softwares sociais tais como o Twitter, FaceBook e de Comunidades Virtuais relacionadas.

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  4. A migração das empresas para a esfera de atuação Web 2.0 é um acontecimento que vai ao encontro das necessidades de todos. Como dito no primeiro comentário, as empresas descobrem o que os clientes querem e os clientes acabam por ficarem mais satisfeitos, pois têm um produto que foi construído com base na sua opinião e desejo.
    Redes sociais são importantes para divulgar essas "frentes de trabalho 2.0", convocar as pessoas, informá-las. Fóruns de discussão, a meu ver, é a maneira mais proveitosa de saber o que os clientes querem, pois, além de discutirem com os projetistas, discutem entre si, o que acaba por fomentar a discussão sobre necessidades, gostos, o que se converte em informação valiosa para os projetistas.

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. A Ford evoluiu muito seus negócios e pode ser considerada uma empresa na Era 2.0 já que investe em energias alternativas e projetos sustentáveis, além disto adota uma estratégia de aproximação com o cliente com serviços online (montagem de carro com orçamento e agendamento de serviços de manutenção para carro), participação em redes sociais e blogs. Um de seus blogs é para sugestões de dicas de entretenimento e natureza, alinhados à linha EcoSport, o que mostra a intenção da empresa em agregar valor aos seus clientes.

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  7. Segundo o colega Raphael "As empresas que se enquadram nessa classificação de empresa 2.0 abriram mais canais para que os clientes se aproximem da empresa[...]" e, ao conferir o que é oferecido pela empresa em um destes canais (a internet) pude perceber que o site da Ford Brasil apresenta uma boa variedade de canais de relacionamento com o cliente. O cliente pode se cadastrar no site para manter-se informado a respeito de promoções e lançamentos, cadastrar-se no feeds para recebimento de notícias e participar de pesquisas de satisfação. Apesar da existência de tais recursos, acredito que seria vantajoso que a Ford Brasil possibilitasse em seu próprio site maior interação entre os compradores de seus veículos. Uma maior troca de opiniões e discussões entre stakeholders (Comentários adicionados na página de cada produto ou um blog com curiosidades sobre os produtos com permissão para posts) agregaria maior valor aos produtos uma vez que forneceria dados de marketing relevantes à organização.

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  8. O aumento da concorrência foi determinante para que a Ford adotasse esse modelo de negócios, visto que empresas como a Fiat e Volkswagen possuem um marketshare maior e mais influente.
    Para conseguir se expandir e ter mais "voz" no mercado, a aproximação dos usuários/clientes/fornecedores através de colaboração e redes sociais diversas é fundamental, além de aumentar a credibilidade devido a uma transparência dos processos executados.

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